top of page

1 Minuto de Tecnologia#3- Uma Casa Inteligente...

Atualizado: 8 de dez. de 2018

Olá, como falei no post passado este post vai ter uma certa ligação com o tema do post anterior se ainda não o viste, carrega aqui.

Sabes o que são Casas Inteligentes?

Casas Inteligentes são casas controláveis pelo nosso smartphone, tablet e computador em qualquer parte do mundo.

Podes estar na China e acender por exemplo a luz da varanda, com um simples toque no ecrã, para parecer que estás em casa por exemplo, evitando ser assaltada.

E muito, mais coisas as possibilidades são infinitas.

Vou referir as mais interessantes na minha opinião:

  1. Abrir a porta de casa com o telemóvel, dando para partilhar por exemplo, a "chave" com a empregada de limpezas, controlar quanto tempo está dentro de casa e outros aspetos. Um bom sistema é este da DANALOCK.

  2. Tocar a campainha e receber uma notificação no telemóvel e saber quem é, como é o caso desta campainha da SkyBell.

  3. Um termostato inteligente que se pode associar a janelas, sistemas de ar condicionado, pode inclusive achar que se deve abrir as janelas para melhorar a qualidade do ar. Como por exemplo o termostato da NEST.

  4. Sensores para saber quando a porta ou janela está aberta, como por exemplo, estar a chover e recebermos uma notificação para fechar a janela ou até quando abrir a porta acender a luz. O caso deste da Fibaro.

  5. Tomadas inteligentes, permitem poupar na fatura, ver os consumos energéticos, como desligar em qualquer ponto do mundo uma tomada lá de casa, por exemplo a tomada da televisão. Temos este aqui da Fibaro, que até tem um indicador luminoso quando está a consumir demais.

  6. Por último, o melhor de todos- luzes e luzinhas, desde fitas led, lampâdas, mosaicos de luz, tudo o que se possa imaginar. Os maiores neste segmento são sem dúvidas a Lifx e a Philips.

A minha experiência com uma lâmpada da Lifx

Eu posso dizer que adoro tecnologia e está é surpreendente e é um futuro que está a chegar a Portugal, mas já chegou aos Estados Unidos.

Bem, foi a cerca de um ano que me lembrei de comprar uma lâmpada inteligente, não são produtos baratos mas vale a pena.


Com a lâmpada posso aumentar o brilho, diminuir o brilho, alterar a cor, até por exemplo um sistema com ligação a IFTT que permite que quando receba um e-mail a lâmpada pisque, uma funcionalidade muito útil.

Bem, só tenho ainda este equipamento inteligente na minha casa, mas penso em adquirir outros, pois isto só fica inteligente com um conjunto de vários equipamentos conectados.


Por exemplo, com um sensor de fumo na cozinha, se o assado se queimar e expelir muito fumo, a lâmpada do quarto pode ficar vermelha. Com o sensor que falei a cima posso entrar na minha casa e a casa ficar toda verde, por exemplo, mas são precisos vários equipamentos para existir melhores funcionalidades.


Em jeito de conclusão, dá para usar uma lâmpada unitária mas para expandir funcionalidades tem que se possuir outros equipamentos conectáveis.

Deixo aqui algumas fotos de equipamentos luminosos com o respectivo link:


NANOLEAF
Ligação com o Post Anterior

Tudo o que é feito numa app, em que tocamos no ecrã pode ser feito com comandos de voz, ou seja com assistentes virtuais, basta dizer para ligar a luz, aumentar o brilho, abrir a porta, perguntar se a porta está aberta, etc...


Finalmente, este post foi um pouco maior, pois este tema tem muito para falar e mesmo assim encontra-se ainda muito incompleto, mas a ideia penso que está cá.


Muito obrigado, continuem a ver as melhores novidades tecnológicas do Instagram do TEC24. Espero que tenham gostado.


Bom Natal e até 2019.





Comentarios


@2019 by Mariana Fonseca

Criado com Wix.com

bottom of page