Visita a Lamego e Caves da Murganheira
- marianafonsecablogue@gmail.com
- 1 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2019
Sei que não tenho sido nada assídua aqui no blog, porém o último período deixou-me cansada, sem motivação e forças para vir cá escrever-vos.
Tudo isto aconteceu, porque, neste momento, a minha prioridade é a escola e os exames nacionais. Por isso, infelizmente, no mês de junho isto irá de novo verificar-se, mas prometo que durante as férias vos irei compensar!
Hoje trago-vos um post diferente e relacionado com uma visita que fiz à pouco tempo! Se seguem o blog no Instagram, perceberam que no dia 18 de maio estive em Lamego.
O objetivo principal da visita era conhecer o centro histórico de Lamego e as Caves da Murganheira, que falarei seguidamente.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios situa-se em Lamego, Viseu, no monte de Santo Estêvão.
O monumento é lindíssimo onde se destaca o estilo barroco e rococó, é um local muito aprazível e calmo.
No interior, é possível encontrar alguns vitrais que destacam a imagem de Nossa Senhora da Conceição, de Nossa Senhora da Anunciação e do Sagrado Coração de Jesus. O altar é fascinante e no centro encontra-se a imagem de Nossa Senhora dos Remédios.
Por fim, existe uma pequena sala incorporada no santuário com inúmeros quadros de padres ou bispos ligados à diocese de Lamego.
No entanto, este monumento, destaca-se pela sua enorme e belíssima escadaria composta por 686 degraus ao todo, todavia existem dois corrimões, logo quem subir toda a escadaria, tal como eu, apenas subirá 343 degraus. Caso subam e desçam toda a escadaria irão fazer o percurso completo e composto pelos 686 degraus.
Na minha ótica e de todos aqueles que subiram os 343 degraus é muito cansativo, e isto deve-se ao facto de, entre cada lancil de escadas existir muito espaço livre com estradas e carros a passar no meio ou jardins.
Eu julgava que os 343 degraus se faziam seguidos, mas não...
Adorei conhecer o santuário tem um paisagem espetacular, e é, sem dúvida, um dos locais de visita obrigatória na região de Viseu. É fabuloso chegar ao santuário e ter uma vista fantástica para a cidade inteira e para o horizonte! O centro histórico é muito bonito tem vários museus e igrejas, que não deixem de conhecer!
A visita às Caves da Murganheira foi mais pequena e com outra temática, conhecer todo o processo de elaboração do espumante da marca.
Os espumantes Murganheira são muito conhecidos e reconhecidos a nível nacional e internacional pela qualidade do produto.
O vale "pai" dos vinhos e espumantes da marca é o Varosa. Tive o privilégio de conhecer as caves estando a 60km de profundidade, onde se destaca a originalidade das mesmas, que são escavadas em rocha de granito azul, naquele momento, encontravam-se mais de 3 milhões de garrafas naquele local.
Foi, também, explicado todo o processo até atingir a maturação necessária do espumante, por muitos considerado o melhor do país.
A vista para o Douro é deslumbrante e a paisagem é de uma beleza natural inexplicável. Um local extremamente calmo onde o contacto com a natureza é único, que todos deviam ter a oportunidade de conhecer.
O local da receção e das próprias caves é bastante requintado, no final foi dada a oportunidade de todos os visitantes provarem o espumante, e segundo a opinião de muitos é maravilhoso.
Devido à profundidade, é óbvio, que a luz é pouca, por isso optei por não tirar fotografias. Mas encontram muitas pela Internet fora.
Ao fazer o balanço final da visita, constato que foi muito enriquecedora a todos os níveis, principalmente pessoal e social, uma vez que conheci novas pessoas e, tive a grande oportunidade de conhecer melhor o nosso país, tradições e monumentos.
Um beijinho
MFonseca
コメント