top of page

Da escravatura... a um texto argumentativo

Atualizado: 2 de jul. de 2019

Como vos falei neste post temos que elaborar várias apresentações orais a diversas disciplinas e neste 2º período tive que realizar uma apresentação oral, a Filosofia.

O objetivo era elaborar um texto argumentativo de um tema polémico e eu decidi falar sobre a escravatura.


Inicialmente, pensei em falar acerca de outro tema, mas em conversa com a professora percebi que era melhor mudar de tema e, por isso escolhi a escravatura. Falar sobre a escravatura não é muito fácil pode haver muita informação na Internet, contudo é um tema muito sensível e que deve ser trato e respeitado com o maior cuidado.


Eu decidi fazer uma analogia entre o passado e o presente, porque a escravatura, infelizmente, não está erradicada pelo contrário os números de vítimas de escravatura são altíssimos.



Segundo a professora era obrigatório introduzir na apresentação alguns tópicos como, por exemplo, argumentos de autoridade ou analogia e objeções. E foram perante estes tópicos que me guiei para elaborar a apresentação.

A escravatura perdura desde as civilizações mais antigas do mundo como a egípcia até hoje. É uma "doença" social muito grave que foi feita pelo Homem, então só ele a pode extinguir.


Na minha opinião, para além da escravatura tradicional que conhecemos: Corveia Egípcia, Captura em guerra ou por dívidas na Grécia Antiga, Luta de Gladiadores em Roma e o Comércio Triangular entre Europa-África-América; há outra mais atual e que, a meu ver, as pessoas não têm bem noção daquilo que são vítimas falo-vos da realidade:

  • Bairros de Lata

  • Casamentos Forçados

  • Exploração Sexual

  • Trabalho Infantil

  • Tráfico de Órgãos e de Seres Humanos

  • Dependência do Homem em relação à Internet, Tecnologia e Redes Sociais


Decidi abordar este tema, porque foi algo que nunca tinha abordado em apresentações orais, mas que não me era totalmente desconhecido.

Quando fazemos apresentações e nos dão a oportunidade de escolher eu gosto, e acho sempre mais viável abordar um tema que gostemos e que não nos seja completamente desconhecido. Porque pode levar a que no dia da apresentação nós mostremos esse desconhecimento sobre o tema.

Devem sempre escolher um tema com que se sintam à vontade para falar, para que depois seja mais fácil a interação entre quem fala e quem ouve!



Eu adorei trabalhar sobre a escravatura, acabei por me informar mais sobre este crime e fiquei também perplexa com o número de casos, em Portugal há mais de mil escravos e no mundo cerca de 50,0 milhões de pessoas são escravas.

A Índia é o país com maior taxa de escravatura no mundo onde 1/4 da população é escrava.


Todos estes factos e números são evitáveis e extremamente elevados e acabam por ser assim, porque na minha opinião, a escravatura nasce de um problema que cada vez mais se evidencia que é o egocentrismo e o individualismo. As pessoas são cada vez menos racionais e altruístas, sendo que a escravatura contraí obstáculos sociais graves como xenofobia e racismo.


Termino o post com a frase com que terminei a minha apresentação e que encaixa muito bem neste tema "São a força e a liberdade que fazem os homens virtuosos. A fraqueza e a escravidão nunca fizeram nada para além de pessoas más"- Jean-Jacques Rousseau.


Um beijinho

MFonseca

Comments


@2019 by Mariana Fonseca

Criado com Wix.com

bottom of page