Dicas para os Exames #2
- marianafonsecablogue@gmail.com
- 24 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Hoje venho mesmo falar-vos de dicas e do exame mesmo em si, dado que muitas vezes e perante a prova e o tempo a passar, acabamos por nos deixar dominar pelo medo, nervosismo e stress.
São nove dicas, que espero que ajudem, porque na verdade todos/as, nesta fase, apenas queremos sucesso e boas notas.
1- Está atento/a. Mesmo que não estejas a perceber a questão, não te distraias ou disperses, isso apenas fará com que percas o raciocínio.
2- Lê os enunciados com muita atenção. Se for necessário lê uma segunda e uma terceira vez até teres a certeza de que percebeste bem o exercício e aquilo que é pedido. Depois passa para a resolução.
3- Sê organizado. Mantém os exercícios elaborados de forma clara e concisa. A dispersão só atrapalha! Começa por ver como é a elaboração de determinado exercício, e depois tenta fazer a resolução. Caso risques tem cuidado, para não riscares algo que seja importante para a resolução do exercício proposto.
4- Faz um esquema. Muitos exercícios ficam mais fáceis de resolver se tentares fazer um esquema do problema. Elabora um esboço na folha de rascunho e, assim que achares que está correto, passa para a folha de resposta.
5- Verifica a tua solução. No final da resolução avalia a solução a que chegaste e tenta perceber se a solução faz sentido no contexto do problema apresentado, caso contrário re-lê e percebe o que poderá estar incorreto.
6- Não deixes perguntas em branco. Mesmo que não consigas resolver a pergunta, escreve algo que aches que é necessário para resolver o problema. Tenta mostrar que pelo menos percebeste aquilo que está a ser pedido. Coloca algo mesmo que não tenhas a certeza, deixar em branco significa que perderás alguns valores.
7- Gere muito bem o tempo. Se ficares "preso/a" numa alínea passa à frente. Por vezes conseguimos lembrar-nos de alguns conceitos quando não estamos a pensar neles. Podes sempre voltar a essa pergunta no final do exame.
8- Mantém sempre a calma. Durante o exame, fica atento à tua respiração. Quando perceber que estás a ficar demasiado/a ansioso/a, inale o ar de forma longa e demorada. Leva uma garrafa de água sem rótulo, talvez esta seja ótima para te acalmares e afastares a ansiedade.
9- No fim do exame. Quando o terminares, relê-o e clarifica o que não estiver muito claro. Volta atrás caso tenhas deixado questões por elaborar.
Por fim, convém não esquecer que sem uma preparação adequada não há estratégia de controlo da ansiedade que permita um bom desempenho! Por isso, dedica-te bastante e preocupa-te com o teu futuro a nível académico.
Muito boa sorte, a todos/as que tal como eu ainda não terminaram esta fase de exames nacionais!
Um beijinho
MFonseca
Comments