top of page

Participação nas Olimpíadas da Oratória

Certamente que é regular fazerem apresentações orais a diversas disciplinas, e Português não é exceção.

Durante o ensino básico, a português, só fiz apresentações orais de livros sendo que era um livro por cada período, mas no ensino secundário já nos é proposto outros temas e outras abordagens.


No 1º período na disciplina de Português fizemos a apresentação de um texto argumentativo, a professora deu um saquinho com inúmeros temas e tivemos que tirar à sorte e a mim saiu o tema: "A importância da esperança perante a adversidade".


Inicialmente fiquei um pouco à toa com o tema que me tinha calhado, porém cheguei a casa e li melhor o papelinho e percebi que aquele tema tinha tudo a haver comigo e que talvez fosse fácil trabalhá-lo!

Pesquisei algumas coisas na Internet e defini o que queria que a minha apresentação contivesse, nomeadamente um poema e algumas questões de interação para com o público alvo, a turma.



Depois de alguns dias debruçada sobre o tema o trabalho estava finalizado era necessário preparar a apresentação para que corresse da melhor maneira!

Naquele dia de manhã, estava muito nervosa era a primeira vez que sentia que estava verdadeiramente preparada para uma apresentação oral, mas tinha receio de me esquecer de algo ou de me deixar consumir pelos nervos.


No entanto, correu tudo super bem e depois de começar a falar o nervosismo foi diminuindo cada vez mais. Senti que me tinha superado e estava muito orgulhosa da minha apresentação, sendo que obtive 19 valores como nota da mesma!

Fui escolhida pela professora de português para participar nas Olimpíadas da Oratória a nível escolar e aceitei o desafio, nunca tinha participado em algo semelhante, por isso era sem dúvida um novo desafio!



As Olimpíadas da Oratória foram no início do 2º período, estive sempre calma durante a manhã, mas com o passar do tempo comecei ficar mais nervosa.

Iria falar para um auditório cheio de alunos/as e professores/as que não conhecia e à muito tempo que não tinha contacto com um auditório assim tão grande e repleto de pessoas.



Quando subi ao palco a primeira coisa que fiz foi encarar o público olhos nos olhos, não valia a pena estar a fugir de uma coisa que teria que enfrentar. Alguns segundos depois, tudo estava em silêncio e calmo comecei a falar e o mesmo silêncio manteve-se o que me deu ainda mais força para continuar e não desistir! Terminei a apresentação e sentia um orgulho imenso que pairava dentro de mim, o discurso tinha corrido super bem, eu não me tinha esquecido de nada e tinha vencido os nervos e o medo.


Não venci as olimpíadas, mas para mim, o mais importante foi ter superado o que já mencionei em cima. Não tinha qualquer intenção de vencer por mais que fosse um concurso, pois vencer tudo isto e já ter sido escolhida para representar a turma foi uma vitória enorme para mim!!


São estas experiências que nos deixam mais confiantes, e nos descartam alguns medos, por isso quando tiveres alguma oportunidade para participar num desafio proposto pela escola, nunca digas não! Tudo isto faz com que ganhemos mais confiança, responsabilidade e autonomia como estudantes e pessoas.



Um beijinho

MFonseca

Comments


@2019 by Mariana Fonseca

Criado com Wix.com

bottom of page