Pressão sentida pelos estudantes
- marianafonsecablogue@gmail.com
- 21 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2019
O 2º período já começou à algumas semanas e o trabalho e a exigência não param.
Como é óbvio é necessário estudar, trabalhar e lutar diariamente; mas nem sempre nos sentimos com força para fazer este caminho tão árduo.
Para mim, o 11º ano está a ser muito muito exigente aliás vê-se a nítida diferença entre o 10º ano e o 11º ano. Os exames são umas das coisas que mais me preocupa, mas sei que não vale a pena stressar porque o stress não leva a lado nenhum!
Ser estudante do ensino secundário não é nada fácil, pois há uma grande pressão por parte da sociedade, da família e do corpo docente da escola.
Sociedade: *Aquela que espera que em breves termines o ensino obrigatório e tires um curso superior, que trabalhes, cases, constituas família, tenhas filhos/as, etc- Um estereotipo que quando não é «cumprido» passamos a ser vistos de lado pela sociedade atual, como se estivéssemos a violar uma tradição que deve ser cumprida na integra. Isto não significa que não queira para a minha vida futura os passos que mencionei anteriormente, simplesmente quero que tudo aconteça no timing certo, sem pressas e da melhor maneira!
*Aquela que espera muito de ti, que obtenhas um canudo que diga que és licenciado/a, que tiraste um mestrado ou mesmo um doutoramento.
*A pressão da sociedade nos jovens existe e nem sempre é fácil de lidar com ela, porque a pressão pode levar a problemas psicológicos graves como depressão e ansiedade. Mas devemos ignorar certas conversas e comentários para o bem da nossa sanidade mental.
Muitas vezes é através desta pressão da sociedade que nós, jovens, não sabemos o que escolher ou o que fazer, pois temos sempre duas perguntas na nossa cabeça: "Faço porque gosto?" ou "Faço porque fica bem aos olhos da sociedade e dos/as outros/as?".
Tudo isto é preocupante e na maioria das ocasiões parece que há uma linha condutora a guiar-nos para o que fica bem aos olhos da sociedade e não para as coisas que gostamos e que vão de encontro às nossas preferências pessoais.
*À que saber lidar com todas estas coisas e sermos capazes de assimilar o que é verdadeiramente importante para nós e para o nosso futuro.
Família: *É, certamente, para todos os pais um orgulho enorme ao ver o/a seu/sua filho/a trajado/a e com o seu curso superior terminado. A universidade é uma grande etapa e o culminar de muitos anos de estudo!
*A preocupação dos pais e de todos os familiares com o nosso futuro é, geralmente, muito vasta. É um turbilhão de emoções que todos sentimos e principalmente nesta altura em que é o fim de etapas muito significativas da nossa vida estudantil.
Corpo docente da escola: *A escola quer que os seus alunos obtenham os melhores resultados possíveis, logo a pressão está e sempre estará presente. Às vezes a pressão é boa e faz com que nos superemos, ou às vezes é má, porque temos tanta coisa a realizar, tantos testes a fazer e ainda a condição de manter a vida pessoal com a vida escolar equilibrada o que nem sempre é fácil, e isso leva a que nos deixemos consumir pela pressão.
*Os/As professores/as querem sempre que nós, estudantes, demos o nosso melhor quer seja nos testes, em trabalhos ou na participação em sala de aula; e cabe também a nós tentar superar as nossas expetativas e a dos/as professores/as.
*Temos que saber lidar muito bem com a pressão escolar, já que a escola é a nossa segunda casa e será durante pelo menos doze anos.
Efetivamente à que ter em conta que cada estudante aprende de forma distinta, e que com a mente mais relaxa a produtividade e o desempenho serão muito mais elevados do que com pressão.
Manter a calma é super importante este é o primeiro passo para combater o stress. Nas nossas vidas existirá sempre pressão, mas confesso que a pressão escolar é horrível.
Rodear-nos de boas pessoas, passear, ouvir música, cantar, dançar, ir ao ginásio, praticar um desporto entre muitas outras atividades é meio caminho andado para combater a pressão e relaxarmos desta que sentimos todos os dias.
Guardo pelas vossas opiniões e perspetivas à cerca deste post!
Um grande beijinho
MFonseca
Comments