top of page

Dicas de Regresso às Aulas

Falta pouco tempo para regressarmos às aulas, espero eu, que este seja o meu último ano no ensino obrigatório, após doze anos de muito trabalho, a grande etapa está a chegar ao fim.

Inicialmente, as férias pareciam ser infinitas, porém passaram a voar! As aulas ocupam-nos grande parte do dia e, por esse motivo, é muito importante preparar-nos, nada de ansiedade, porque esta rotina já é bastante habitual.

Para vos ajudar trago, hoje, oito dicas para que o vosso e o meu ano letivo seja maravilhoso, cheio de sucesso e de coragem para enfrentarmos todos os obstáculos da melhor forma.


1ª dica: Deixa que os pensamentos positivos reinem no teu pensamento, o bem estar connosco mesmos é muito importante, o pensamento positivo pode influenciar a nossa realidade e a de quem está ao nosso redor. Por isso, deixa de lado os pensamentos mais negativos e pessimistas, acredita que os pensamentos podem ser aprendidos e cultivados, torna-os mais positivos e mudarás o teu mundo.


2ª dica: As notas não definem ninguém, esta é uma grande verdade, dado que elas não demonstram quem somos nem a nossa inteligência. Claro que é preciso estudar e os bons resultados indicam que o/a aluno/a compreendeu o conteúdo que foi lecionado; mas nunca se esqueçam habilidade e conhecimento são coisas opostas.


3ª dica: Dá o teu melhor, é óbvio que às vezes damos o melhor, mas nem sempre. Devemos dar o nosso melhor sem esperar nada em troca e nesta caminhada, que é a vida, temos e teremos muitas surpresas, na sua maioria, desagradáveis, todavia não desistir é a chave para o sucesso e, se for para fazer, que façamos o nosso melhor. No entanto, concordo com uma célebre frase do psicólogo Mike Brooks: "Não trabalhes arduamente em tudo; opta por te empenhares de forma inteligente”.


4ª dica: Pede ajuda sempre que necessitares, sempre que precisarmos de pedir ajuda, não precisamos de sentir medo ou vergonha; muitas das vezes não gostamos de pedir ajuda porque pensamos que vamos aborrecer as outras pessoas. Todavia devemos pedir ajuda a alguém sempre que acharmos necessário, iremos sentir-nos melhor. Ao menos teremos alguém com quem dividir os nossos desabafos!



5ª dica: Cria uma rotina, devemos conscientemente elaborar as nossas rotinas para maximizar o tempo, esta não precisa de ser monótona nem aborrecida. Temos que admitir que quando as rotinas são cumpridas facilitam o nosso dia a dia, deixando-o mais produtivo.


6ª dica: Não procrastines, em relação a esta dica há um post no blog que aborda toda esta temática. O post contêm dez dicas de como não procrastinar.


7ª dica: Todos erramos, por isso não te sinta só face a este aspeto. Nunca devemos ter vergonha ou medo de errar, pois é a errar que se aprende. Todos os dias tenta dar o teu melhor para viver a vida da melhor maneira e ser o mais feliz possível!


8ª dica: Estabelece objetivos, para ter sucesso é essencial traçar objetivos. Definir uma meta inalcançável não é realista e colocará entraves ao nosso caminho para a concretização dos nossos objetivos. Foca-te no principal objetivo, e mantêm a força para lutar; já agora vive com entusiasmo e confiança, procura sempre um futuro melhor e mais risonho.


Espero que o teu regresso às aulas seja fantástico! Irás fazer novos/as amigos/as, rever os professores/as e os/as colegas; e sobretudo aprender coisas novas!


Espero que tenham gostado do post.

Um beijinho,


MFonseca

Comments


@2019 by Mariana Fonseca

Criado com Wix.com

bottom of page