Opinião e reflexão sobre os exames '19 (11ºano)
- marianafonsecablogue@gmail.com
- 10 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Hoje venho falar-vos sobre um tema que mexe com todos/as os/as alunos/as, os exames nacionais.
Partilharei no post de hoje ideias e opiniões acerca dos mesmos e nada será infiel perante o que penso.
Sabemos, muito bem, que as escolas têm como principal objetivo transmitir conhecimentos aos/às alunos/as de forma a melhor preparar-nos para o futuro e para os exames. Considero que muitas vezes alguns conhecimentos transmitidos em cada disciplina poderiam ser ignorados ou lecionados de outra forma. Aliás acho que este tipo de ensino está longe de ser fabuloso.
Este ano e como mencionei neste post fui a exame de Geografia A, Matemática Aplicada Às Ciências Sociais (MACS) e Espanhol de Iniciação. De seguida, irei partilhar convosco o meu testemunho face à experiência que tive este ano ao realizar estes três exames.
Exame de Geografia A
A minha opinião sobre a 1ª e a 2ª fase do exame de Geografia A é muito semelhante. Considerei a 2ª fase um pouco mais acessível devido a terem saído temas que para mim eram mais fáceis e que mais tinha estudado.
No geral, eu acho que havia muitas perguntas com rasteiras, o que considero desnecessário. Não era um exame extremamente complicado, mas também não era muito acessível.
A matéria lecionada ao longo dos dois anos estava lá, não tudo como é óbvio, mas tinha muita cultura geral que nós não damos na escola, nem aprendemos no dia a dia. Foram mencionadas várias localidades portuguesas que nós raramente falamos nas aulas, uma vez que é tudo dado de uma forma geral.
Para mim um dos grandes problemas do exame de Geografia, é que aborda coisas demasiado específicas, que acabam por não coincidir com o que foi dado nas aulas, porque nós não temos a percepção do que é que está a acontecer ou aconteceu no local apresentado!
E outro grande problema e certamente o maior, para mim, são as perguntas de escolhas múltiplas, naquele momento acabamos por achar que todas as opções são válidas. Quase todas as opções são muito parecidas, o que faz com que arrisquemos a nossa sorte! Já para não falar que são vinte escolhas múltiplas, que acabam por nos fazer perder algum tempo.
Exame de MACS
Ao inverso do exame de Geografia A, acho que o de MACS, era muito menos acessível, aliás bastante complexo, a dificuldade aumentou, da 1ª para a 2ª fase.
Não considero de todo que os exames deste ano se tenham mantido semelhantes face aos dos anos anteriores.
Na minha ótica, havia muitos itens de dificuldade elevada e com muitas rasteiras e pequenas contas associadas.
Verifiquei que da 1ª para a 2ª fase, foi necessária uma leitura mais pausada e cuidada das perguntas, e as escolhas múltiplas também foram mais inacessíveis.
Para os alunos de MACS, o exame envolvia demasiado raciocínio o que não é desenvolvido durante as aulas, e o que prejudicou a interpretação da prova.
Exame de Espanhol de Iniciação
Foi sem dúvida o exame mais fácil e acessível que elaborei, eu fiz em casa como preparação, os exames dos anos anteriores; e achei o meu um pouquinho mais difícil, mas apenas em alguns aspetos.
O tema do exame era simples e acessível devido a ser um tema com que convivemos diariamente.
O pior, para mim, foi a oral; porque não tinha muito vocabulário espanhol... Porém as perguntas foram pouco complicadas, era pergunta e resposta direta o que ajudava bastante!
Considero que podemos e devemos melhorar muitos os exames; porque eles apresentam muitos problemas, nomeadamente o tempo das provas perante o que é abordado ao longo de dois ou três anos.
Para mim, o peso que os exames têm numa nota que se constrói durante anos é muito elevado. Falo ainda no stress e na ansiedade que devido a tanta pressão, é impossível não sentir.
Não me arrependo de ter ido a exame a nenhuma destas disciplinas, apenas fui a exame no 11º ano porque é obrigatório. E apenas fui às duas fases para manter/ não descer tanto a nota interna, já que ela desceu um pouco com os resultados da 1ª fase dos exames nacionais.
E para mim valeu muito a pena ter ido à 2ª fase, e acho que devem sempre ir, por mais que se tenha que pagar é o vosso futuro que está em cima da mesa, se não o fizerem ninguém fará por vocês. E lembrem-se, conta sempre a melhor nota!!
Esta foi a minha experiência e opinião sobre os exames 2019; seja qual for a tua escolha, espero que alcances os teus sonhos e concluo-as esta etapa da tua vida escolar da melhor maneira.
Um beijinho
MFonseca
Comments